Mais Posts

Blogger Random – Recent – Specific Label Posts Widget – All in One Post Feed Widget

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Mega Construções no mundo


A Engenharia civil geralmente consegue concretizar tudo o que uma mente brilhante imagina em poder colocar a serviço da humanidade. Já estamos acostumados aos arranha-céus, estradas e pontes suspensas, estruturas e construções completamente fascinantes criadas com a finalidade de facilitar a vida dos povos.

Mais impressionante do que as coisas que vemos todos os dias, é a ansiedade com que a mente humana anseia continua buscando vencer seus limites enuma perspectiva de um futuro não muito distante, quando a humanidade irá precisar de mais espaço, a saída com certeza será o Universo e para tanto conceitos de megaestrutura ousadas estão se tornando cada vez mais comuns.

MILAGRES DA ENGENHARIA CIVIL

01. FERROVIA QINGHAI-TIBET

Ferrovia construída para tentar integrar o Tibet à China. Possui 1956 km de extensão, a primeira etapa (815 km), entre as provícias de Xining e Golmud, foi concluída em 1987. A segunda etapa (1142 km) entre as provícias de Golmud e Lhasa foi inaugurada no dia 01 de Julho de 2006.

A Ferrovia detém alguns números únicos no mundo, tal como a Passagem de Tengula, um trecho localizado a 5.072 m acima do nível do mar o que a coloca como a mais alta ferrovia do planeta. O túnel de Fenghuoshan (1.338 m de comprimento), localizado a uma altitude de 4,095 m é o túnel ferroviário mais alto do planeta. A ferrovia possui 675 pontes, totalizando 159,88 km de pontes e cerca de 550 km dela está localizada em um território com temperaturas negativas o ano inteiro.

02. PALM ISLANDS DE DUBAI

É um audacioso e faraônico projeto que está sendo executado no Golfo Pérsico que acrescentará 520 km de praias artficiais à cidade de Dubai, Capital dos Emirados Árabes Unidos.

O projeto será composto por 3 ilhas artificiais - Palm Jumeirah, Palm Jebel Ali e Palm Deira - cuja construção exigirá a movimentação de mais 1 bilhão e 100 milhões cúbicos de rochas e areias, a maior parte desse material virá do processo de dragagem do leito do Golfo Pérsico.

Dentro do "Arquipélago Artificial" serão construídos 100 hotéis de luxo, residencias e apartamentos com praias exclusivas, marinas parques aquáticos temáticos restaurantes shopping centers centros esportivos e spas.


03. GOTTHARD BASE TUNNEL (GBT)

O Gotthard Base Tunnel ou GBT(Sigla em Ingles) é um túnel ferroviário sob os Alpes Suíço que deverá ser inaugurado em 2016. Com um comprimento de 57 km (35,4 milhas) de um total de 151.84 km (94,3 milhas) de túneis, poços e passagens, é o túnel ferroviário mais longo do mundo, superando o Túnel Seikan , no Japão.

Seu principal objetivo é aumentar a capacidade total de transporte através dos Alpes, especialmente entre a Alemanha e a Itália, mais particularmente para a transferência dos volumes de transporte rodoviário para o ferroviário reduzindo desta forma os danos ambientais causados pelo número cada vez maior de caminhões. Um benefício secundário será o de diminuir o tempo de viagem para comboios de passageiros entre Zurique e Milão para cerca de uma hora e entre Zurique e Lugano para 1 hora e 40 minutos.


04. AEROPORTO INTERNACIONAL DE HONG KONG

Mais conhecido como Chek Lap Kok Airport, foi inaugurado em 1998 e é o terceiro maior aeroporto do mundo em movimento de passageiros.

Ele foi construído sobre uma grande Ilha Artificial formada pela junção das ilhas de Chek Lap Kok (3.02 km²) e Lam Chau (0.08 km²) e recuperação de 9,38 km² do fundo do mar adjacente. Os 12,48 km² da área total do aeroporto acrescentaram quase 1% de território à area total do Hpng Kong.

A construção do aeroporto foi apenas uma parte do "Programa Básico do aeroporto", que também envolveu a construção de novas estradas e ligações ferroviárias para o aeroporto, com pontes e túneis associados e projetos de recuperação de grandes terrenos nas Ilhas de Hong Kong e Kowloon.


05. ITAIPU BINACIONAL

A usina hidrelétrica de Itaipu é a maior em operação no mundo, fruto de um empreendimento binacional desenvolvido em conjunto pelo Brasil e o Paraguai, no rio Paraná.

A potência instalada da usina, de cerca de 12.600 MW (megawatts), é responsável pelo suprimento de mais de 80% da energia elétrica consumida em todo o Paraguai e cerca de 30% do abastecimento das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, regiões que concentram cerca de 65% da população brasileira.

Por sua grandeza e pelo interesse que desperta em todo o mundo, a usina de Itaipu está entre as principais atrações turísticas de Foz do Iguaçu. Desde que foi aberta à visitação, em 1977, a usina já recebeu cerca de 10 milhões de visitantes, de 162 países. As visitas a Itaipu são gratuitas, exceto à noite, quando é apresentado um show de luzes na usina.

Em 1994, a Sociedade Americana de Engenheiros Civis elegeu Itaipu como uma das sete modernas maravilhas do mundo.


PROJETOS QUE PODEM SER IMPLEMENTADOS

01. ELEVADOR ESPACIAL

O Elevador Espacial é uma proposta para se construir uma estrutura para transportar material da superfície da Terra diretamente para o espaço ou a órbita sem o uso de grandes foguetes . O conceito é também aplicável a outros planetas e corpos celestes .

Diversas variantes de elevador têm sido projetadas, todos eles propondo uma viagem ao longo de uma estrutura fixa em vez de usar foguete. A estrutura fixa é mais frequentemente proposta por um cabo partindo de algum lugar da superfície da Terra ou de algum lugar bem perto do equador , para cima até atingir um nível de uma uma órbita geoestacionária (GSO).

02. Ring World

É um anel artificial cerca de 1.700.000 Km de largura e diâmetro aproximadamente o da órbita da Terra em volta de uma estrela como o nosso Sol. Ela giraria, proporcionando uma gravidade artificial de aproximadamente 99% da gravidade da Terra através da ação da força centrífuga.

O Ringworld teria uma superfície habitável no seu plano interior de aproximadamente três milhões de planetas do tamanho da Terra. A "Noite" seria fornecida por um anel interior de quadrados de sombra que estão ligados uns aos outros por fino e resistente arame.

A proposta é baseada no livro de ficção científica, com o mesmo nome, de Larry Niven.


03. Esferas de Dyson

Originalmente proposto pelo físico e matemático Freeman Dyson a "esfera" seria um sistema de satélite de energia solar em volta de uma estrela com a função de capturar a maior parte ou toda a produção de energia dessa estrela.

Dayson acredita que tais estruturas é uma consequência lógica a lonngo prazo para as crescentes necessidades de energia de qualquer civilização tecnológica e acredita que a procura de provas da existência de tais estruturas podem levar à detecção de inteligencia avançada de vida extraterrestre.


04. Motores Estrelares

Representam uma classe de hipotéticas megaestruturas que usariam a radiação de uma estrela para gerar energia aproveitável. Algumas variantes poderiam usar essa energia para produzir pressão e desta forma acelerar uma estrela, e qualquer coisa que estiver orbitando ao seu redor, para uma determinada direção.

05. Topopolis




Categorias: , , , ,

0 comentários:

Postar um comentário